Um aviso:

Esse blog é descompromissado, não espere uma sequência de postagens periódica. :)

Postagens futuras:

  • História da Música em GIFs 8-BIT por Joshua Carrafa #2
  • Review, download e Jogue no blog da "hack" D-Pad Hero II
  • Jogue no Blog: D-Pad Hero II
  • Ou uma coisa totalmente fora do contexto e dos planos...

Procure aqui:

Carregando...

sexta-feira, 16 de março de 2012

PolyStation

   Polystation é um dos clones mais famosos do Famicom (NES na américa, que retirou os videogames do crash de 1984). É um console de 8 bits gráficos que utiliza cartuchos de 60 pinos (Famicom), seus gráficos não são ruins, iguais do NES, há apenas uma pequena diferença que quase não da para perceber no som do aparelho.


   O exterior do aparelho copia o do PlayStation One, PS2 e PS3,os mais antigos copiam do PSX, feito de plástico bem fraco. O leitor de cartuchos fica no local onde ficaria o CD do PSOne. Os controles copiam os primeiros controles do PSX, só que sem os botões L1,L2,R1,R2. Também possui uma pistola de luz para jogos de tiro. Utiliza fonte de energia externa que varia de 4.5V, 6V, 7V,  9V... É ligado na TV por cabos AV ou por Radiofreqüência (nem todos possuem RF).


   Quem já abriu um Poly, viu seu “incrível hardware” (as três plaquinhas de circuito). O que faz o hardware ser tão pequeno deve-se ao fato dele utilizar o “NES-on-a-chip” (e vagabundagem dos pirateiros ching-lings) que contém todo o hardware do console original em um único chip, também há um chip no controle e mais um dentro do console além do NES-on-a-chip, que guarda os jogos internos(os que vem com o cartucho de games não tem esse outro chip).


   O console para chegar ao Brasil segue o seguinte caminho: é fabricado na china, importado para o Paraguai e de lá sacoleiros trazem para o Brasil, para vender em lojas de esquina ou em camelôs. No Brasil é vendido com preço que vai de 15 até 60 reais. Considerando seu hardware o Poly não é ilegal, pois a patente do hardware do Famicom da Nintendo já expirou faz tempo (esse ano expira a do Super Nintendo, sucessor do NES, será que vai ter Poly de 16 bits?), mas considerando a maneira de como ele entra no Brasil, considera-se contrabando de produtos (deixo claro que não incentivo a pirataria).

   O que mais irrita os compradores é o fato de pessoas confundirem com o PlayStation, estar escrito que vem 9.999.999 jogos mas vem uns 5 (fala sério, nem foram lançados 9.999.999 jogos para o NES) e sua caixa copiar a do Nintendo 64. Mas em compensação, alguém que não achou um NES ou Famicom para comprar, é uma boa opção, pois ele vem completo, com dois controles, pistola e jogos na memória, e da para jogar os jogos dos cartuchos originais (cartuchos NES americanos precisam de adaptador de 72 para 60 pinos).

Fontes: Imagens e conhecimento próprio.

Avaliação geral:

Prós:
1-Roda os cartuchos originais.
2-Vem completo, dois controles, pistola e jogos.
3-Qualidade de imagem ótima.

Contras:
1-Considerado ilegal no Brasil.
2-Frágil.
3-Copia geralmente a carcaça de outros consoles e a caixa do N64.

24 comentários:

  1. gostei do post, eu já tive uns 5 poly station, pois acho um game bem interessante pois roda beleza os titulos do nes, pena não ter o super mario bros nele.

    ResponderExcluir
  2. olá sou eu do turbogame e quero te dar os parabens pois adorei o seu blog, em breve coloco mais matérias no meu é porque o meu pc tá com problemas e não estou conseguindo postar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, por algum motivo estranho, o meu pc também tá com problemas (superaquecimento) e também estou demorando para postar.
      Obrigado novamente por ter acessado o blog.

      Excluir
  3. Olá pessoal , eu estou pensando em fazer um mod do nes:
    http://technabob.com/blog/wp-content/uploads/2008/04/nes_on_cartridge.jpg
    Como o polystation é fácil de encontrar no Brasil e é barato, estou pensando em fazer com ele e um cartucho quebrado do nes :b
    Eu gostaria de saber se os controles originais do nes possuem compatibilidade com o sistema do polystation, a entrada é de 72 pinos então? eu jurava que era de 60! oO
    O que vcs acham? será que dá para fazer com o Poly?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Infelismente os controles do NES não são compativeis com o polystation. O controle do Poly utiliza um conector de conexão paralela de computadores (mesmo que não utilize sistema paralelo e nem funcione no PC.

      Excluir
    2. Tem como fazer com o poly sim, já vi muitos feitos com o poly, mas se você for utilizar jogos originais do NES americano vai precisar de adaptador. Você poderia desmontar o controle do NES e adaptar o do Poly dentro da carcaça.

      Excluir
  4. POLYSTATION!!! AAAAH POLYSTATION.. T-T, Snif, Snif... desculpe. eu fico emocionado ao lembrar de... Snif.. todas as horas de divertimento que eu tive com alguns desses... ah clássicos sãos sempre clássicos. faço minha as palavras do turbo game! grande blog! parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, é, o polystation fez parte da vida de muitas pessoas. Obrigado pela visita, fico honrado.

      Excluir
  5. Sinceramente nunca fui com a cara do Polystation. Sempre foi um tipo de "pega trocha", pois pode ser confundido facilmente com o Playstation pelos mais desavisados além de ser ilegal e ter qualidade BEM duvidosa. DYNAVISION: esse sim era um bom clone do NES. Boa qualidade, bom preço, além de ser totalmente nacional. Não foi atoa que foi produzido por anos pela Dynacon, que, se não tivesse falido, estaria produzindo ele até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não discordo de sua opinião, mas para quem "hoje em dia" não consegue um NES ou clones antigos de boa qualidade para rodar seus cartuchos, o Polystation é uma boa opção.

      Excluir
    2. são vários clássicos na memória. pena q a durabilidade é pequena. n é a toa q a garantia é de apenas 3 meses.

      Excluir
    3. Na verdade nem garantia posssui, talvez apenas o vendedor que da essa "garantia"

      Excluir
  6. Boa tarde! adiquiri um polystation, tenho um ps3, um mintendo wii, um snes e um 64 mas não resisti ao preço que estão pedindo nele, R$22,90! é muito barato! se tipo, eu jogar ele por uma hora apenas, jah valeu! o ruim é que os jogos da memoria são muito fracos! além de serem repetitivos... estou querendo comprar alguns cartuchos pelo ML. Alguém saberia informar se o adaptador 72 p/ 60 pinos que era original do nintendinho serve no Poly? (o poly é 60 pinos né?) Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita.

      O Polystation é padrão 60 pinos(casos raros ele tem duas conexões 72 e 60 pinos). O adaptador original funciona sim, foi feito até um teste do Poly com o Super Mario Bros 3 original com um adaptador, o teste encontra-se no site SEGA-BRASIL. Segue imagem:
      http://i981.photobucket.com/albums/ae300/agrobel/Polystation/ePICT0032.jpg

      Excluir
  7. a minha arminha quebro tem como conserta?a como arrumo o botão power que caiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende o que quebrou na pistola de luz... Como assim botão que caiu?

      *Lembrem, este blog não tem nenhuma interação com a empresa que fabrica o Polystation, é apenas um blog que relembra os jogos 8 Bits, e o nome Polystation 8 Bits se deve apenas por ser um famiclone que marcou muitas pessoas.

      Excluir
  8. Olá estou querendo comprar um poly, pois adoro os jogos de cartucho, mas queria saber se o comprado na loja roda cartuchos pirata, pois andei olhando e só achei cartuchos paraguaios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, são especialmente esses que ele roda, pois cartuchos originais hoje em dia são difíceis, ele aceita cartuchos do Famicon (60 pinos, NES japones) e precisa de um adaptador para rodas jogos do NES (70 pinos).

      Excluir
  9. eu criei uma pagina no facebook para aqueles que como eu tem muita saudade de jogar os irados jogos de polystation vou colocar todos os jogos e alguns emuladores curta lá.

    https://www.facebook.com/JogosDePolystationnintendinho

    vamos fazer um tipo de parceria eu divulgo teu blog lá e você divulga meu face aqui pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está curtido!

      Pode ser, com certeza. Podemos fazer uma boa parceria, já que o P8 não tem uma página no Facebook, relacionando os jogos de NES mais conhecidos com sua página e vice-versa, com a reestruturação do blog vou deixar explícito sua página nas colunas laterais do blog. Combinado?

      Se você quiser fazer uma imagem para divulgação é só me mandar.

      Excluir
  10. Uns dois anos atrás achei na rua um console desses, modelo Play 1, no chão, ao lado de uma árvore. Estava com os contatos de áudio e vídeo meio torcidos. Somente ontem resolvi testar se funcionava, porque resolvi experimentar se os controles de um DVD - videogame da Hot Wheels funcionariam. Liguei uma fonte de 9V (só tem a potência de 4W abaixo do console, então fui testando voltagens mais baixas até que ligou com os 9V) e para minha surpresa, funcionou. Tem aquele "1 milhão" de jogos na memória, e os controles funcionaram perfeitamente. Testei uma fita pirata 4 em 1 que eu tinha faz tempo, e funcionou também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante sua história e obrigado por visitar o blog, você aceitaria transformar seu comentário em um post aqui no P8? Se sim seria legal contar mais detalhes. ☺

      Excluir
  11. o meu eu emprestei pro meu primo e ele quebro grnade parte dele,algum fui testalo pq eu tava viciado nele(sem pc)e fonte estorou.

    ResponderExcluir

Não tenha medo de comentar, afinal, não custa nada.

Apenas não use palavras vulgares, ou que seja de ofensa.

*Spam é proibido e caso colocado o comentário será excluído.
**O comentário passará por moderação antes de ser publicado.