Um aviso aos desavisados:

Esse blog é descompromissado, pode ser que não tenha postagens sempre, mas se tiver algo é sempre no DOMINGO.

E Capcom não me processa por usar tanto Mega Man.

Procure aqui:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Como funciona a pistola do PolyStation / Zapper do NES.

Zapper NES.
     Para quem não entende muito de eletrônica vou tentar explicar rusticamente como a pistola do PolyStation funciona. Vou citar como exemplo o jogo Duck Hunt.

     Para matar o pato em Duck Hunt, apontamos a pistola em direção ao pato e apertamos o gatilho, a tela vai piscar e talvez o pato terá morrido. Agora vou explicar o que aconteceu:

     1-Ao apertar o gatilho da pistola, uma espécie de interruptor ativa a passagem de energia para o sistema integrado do fotodíodo da pistola e este mesmo é acionado.

    2-Neste momento no jogo em que a tela pisca, em um tempo muito rápido (um frame) ela fica inteiramente preta e o fotodiodo registra essa informação, logo após aonde o pato estava "aparece" um retângulo branco (se forem dois patos as partes brancas são mostradas com tempo diferentes para o console saber qual pato foi acertado):

Tela antes de piscar
Tela no momento que pisca.
    3-O fotodíodo (uma luz igual a do infravermelho do controle remoto) é acionado e por um tempo pequeno ele capta informações luminosas. Se ele captar a mudança de cor de preto para branco do retângulo, é enviado um sinal ao console que junto ao cartucho decodifica as informações como sendo acertado o pato e este consequentemente aparece morrendo na tela, o cachorro levanta o cadáver e aumenta a pontuação. Se o fotodíodo captar pouca ou nenhuma mudança de luz é enviado outra informação ao console e este processa que você é uma porcaria para mirar errou o pato, o pato foge e o cachorro safado ri de você.


     Não vá pensando que se você apontar a pistola para uma lâmpada vai conseguir sempre enganar o console, hehehehe.


Fontes:
Conhecimento próprio, imagens minhas e dos outros.